sem nada para fazer, abandonado (temporariamente!) pela menina que não dorme há dois dias a acabar a tese, um frio de rachar lá fora e esta sala de internet sem janelas, paredes cobertas de mapas e dividida por uma série de pilares de madeira pintada, meio clássicos mas colocados assimetricamente. Ugh! Logo, ler blogues e escrever:
E como já há muito tempo não mandava uma para a caixa sobre a terrinha, aqui vai. Li agora mesmo o post do Tiago sobre a exposição dos Mateus. Vi-a em Lisboa um dia antes de vir trabalhar para NY, em Outubro, e apetecia-me mesmo meter a colherada (por aqui não é fácil ter uma discussão, quando metade do escritório foi treinado com os clássicos e a outra metade não almeja ser mais que um desenhador - de designer - para toda a vida).
É evidente o charme daquilo que é mostrado. Quase nada sem ser a preto e branco, muito preto e muito branco, quase sem cinzentos. Volumes e planos, contrastados brutalmente. E os projectos têem uma forma imensamente apelativa para qualquer arquitecto, porque deixa perceber um conceito imensamente simplifcador. Na maior parte dos casos, esvaziar espaços, construí-los dentro dos muros, adicioná-los mas não subtraí-los; Rectângulos, sem rodapés, sem mobílias, pura forma, pura expressão. Algumas plantas pareciam-me tiradas do séc. XVII, enormes complexos de quartos e divisões interligados, mas desenhadas com aquele estilo minimalista dos Mateus e de tudo o que é fashion-victim da arquitectura recente.
Passado algum tempo, deixei de tentar perceber como é que as casas funcionavam; e lembrei-me do que me ensinaram [não oficialmente, claro] na FAUP, que se a geometria é forte, o resto acomoda-se... Fora o comentário cínico, vale a pena ir ver pela pura atracção visual.
Lembro-me agora que há umas semanas atrás fui com o meu irmão ver as galerias de Chelsea. E, surprise, surprise, eram TODAS brancas e sem rodapés [tirando alguns tectos de madeira, restos de velhos armazéns, certamente deixados ficar pelo seu exotismo].
21 de dezembro de 2005
e pronto
posto pelo Alexandre às 00:02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Everything is Portuguese! I can't even find the link to comment~! I am starting a new blog too and will be posting some nice photos... mmm...
Enviar um comentário